TDM

Auditoria Trabalhista

O conceito de auditoria sofreu significativas modificações ao longo dos últimos anos, e isso se deve em parte aos avanços tecnológicos e as novas tendências administrativas do mercado.

Dentre as diversas ramificações deste serviço está a auditoria trabalhista. Esta consiste em um trabalho preventivo e de auto-análise, que auxilia a área de Recursos Humanos na busca da excelência e da realização de suas obrigações e processos organizacionais.

A finalidade da auditoria trabalhista é a integração interdepartamental e a correta realização dos processos de administração de pessoal, garantindo qualidade elevada na gestão deste recurso tão importante: as pessoas.

Sendo enxergada por este prisma, a auditoria perde o caráter de investigação e passa a ter um papel relevante na prevenção dos diversos obstáculos existentes nas organizações, dentre os quais podemos citar o descontentamento dos clientes internos, os relacionamentos com os órgãos controladores das empresas, a baixa qualidade em serviços de administração de pessoas, entre outros.

A auditoria trabalhista defende interesses dos dois lados da organização: o empregador e o empregado.

Do lado do empregado: a auditoria trabalhista é uma maneira de evitar que este seja prejudicado por falhas processuais, defendendo seus direitos legais e garantindo através da análise crítica de sua administração a correta realização das rotinas trabalhistas.

Do lado do empregador: esta tem um papel muito mais importante. Além de serviço auxiliar na prevenção de problemas com os órgãos competentes em matéria de trabalho, evitando à propagação de falhas que podem incorrer em autuações fiscais ou ainda em reclamatórias trabalhistas, a auditoria fornece à administração de Recursos Humanos uma ampla visão dos fatos decorrentes de seus procedimentos operacionais e de gestão, o que pode ser trabalhado como informação estratégica pela área em questão, servindo como parâmetro de ações corretivas e de melhoria.